Ask our Experts
Didn't find what you are looking for? Ask our experts!
Um fórum técnico dedicado a projetos elétricos, com foco em instalações de média e baixa tensão, eficiência energética, qualidade de energia e automação. Conecte-se, compartilhe percepções e resolva desafios com especialistas e colegas do setor.
Search in
Utilizador | Contagem |
---|---|
7 | |
5 | |
5 | |
5 |
Link copied. Please paste this link to share this article on your social media post.
em 2024-10-22 09:23 AM
Link copied. Please paste this link to share this article on your social media post.
Link copied. Please paste this link to share this article on your social media post.
em 2024-10-22 09:31 AM
Controladores da linha SpaceLogic, conhecidos anteriormente por SmartX Controllers, possuem duas portas Ethernet, possibilitando diferentes topologias em uma rede de controladores BMS. Isso eleva no nível da arquitetura do sistema, aumenta o grau de disponibilidade e sobre tudo oferece um desempenho de comunicação muito superior se comparado aos métodos tradicionais. Veja abaixo as diferentes topologias:
Topologia Daisy Chain
Trata-se da mesma topologia usada em uma rede RS-485 serial, porém com velocidades muito maiores.
Essa topologia só é possível com controladores que possuem duas portas Ethernet. Se comparada ao RS-485, além de mais rápida, pode chegar até 50 controladores no mesmo varal, sem a necessidade de repetidores. Outra grande vantagem é que uma única rede, com 50 controladores, ocuparão apenas uma porta do Switch. A distância do varal é outra grande vantagem dessa topologia, pois enquanto uma rede RS-485 tradicional se limita à 1200 metros, em Ethernet a distância entre controladores pode ser de até 90 metros, possibilitando uma rede muito mais extensa.
Topologia RSTP
Além das vantagens sobre desempenho, distâncias e economia na ocupação de portas do Switch, essa topologia traz um recurso a mais para os projetos que exigem alta disponibilidade. De forma muito simples, podemos dizer que a topologia RSTP é uma espécie de rede Daisy Chain em laço. Na topologia RSTP, após o último controlador, a rede retorna formando um anel. Nesse método, serão necessários dois pontos de abertura na rede para que o controlador entre em falha de comunicação. Nessa topologia podemos trabalhar com até 39 controladores em um mesmo anel RSTP.
Vale lembrar que, mesmo com duas portas Ethernet esses controladores também permitem a topologia estrela convencional. Dessa forma, em uma mesma arquitetura de sistema BMS, você poderá ter diferentes trechos em diferentes topologias, formando uma solução híbrida.
Importante: Para topologia RSTP se faz necessário o uso de Switches gerenciáveis.
Link copied. Please paste this link to share this article on your social media post.
You’ve reached the end of your document
Create your free account or log in to subscribe to the board - and gain access to more than 10,000+ support articles along with insights from experts and peers.